Drogaria Total

Polícia Federal cumpre mandados em Rio Preto e Araçatuba pela Operação Enterprise

Operação encabeçada pela Polícia Federal do Paraná é contra o tráfico internacional de drogas. São mais de 100 mandados, entre busca e prisão, em uma das maiores do ano em quantidade de mandados judiciais.

Por Téwll Alves em 23/11/2020 às 13:31:32

A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (23) pelo13 mandados de busca e apreens√£o e de pris√£o em S√£o José do Rio Preto (SP) durante a opera√ß√£o Enterprise, que investiga quadrilha de tr√°fico internacional de drogas.

Seis pessoas foram presas na regi√£o durante a opera√ß√£o. As ordens de pris√£o e busca foram expedidas pela Justi√ßa do Paran√°, onde as investiga√ß√Ķes est√£o concentradas.

Agentes foram até um condomínio de luxo na regi√£o leste da cidade. A polícia apreendeu carros importados e dinheiro, este escondido no fundo falso de um arm√°rio em uma casa em condomínio de luxo de Rio Preto. A polícia também encontrou uma metralhadora e, de acordo com a PF, estava regularizada.

De acordo com a PF, as investiga√ß√Ķes encontraram sete grupos no Brasil que trabalhavam para a organiza√ß√£o criminosa, um deles em Rio Preto.

"Dois grupos fazem a logística para colocar cocaína no Porto de Paranagu√°, um grupo em S√£o Paulo e um grupo de logística de transporte, principalmente aéreo, em S√£o José do Rio Preto", afirma o chefe da PF no Paran√°, Sérgio Luiz Stinglin de Oliveira.

Policiais da PF de Ara√ßatuba também foram cumprir dois mandados no município, um de busca e outro de pris√£o, relacionado ao mesmo alvo. Mas segundo a PF da cidade, as equipes foram cumprir o mandado de pris√£o, mas o alvo est√° em S√£o Paulo e ninguém foi preso, apenas apreens√£o de material.

Os mandados s√£o de uma opera√ß√£o encabe√ßada pela Polícia Federal do Paran√°, contra o tr√°fico internacional de drogas. S√£o mais de 100 mandados, entre busca e pris√£o, em uma das maiores do ano em quantidade de mandados judiciais.

A investiga√ß√£o Enterprise, que tem como uma das a√ß√Ķes combater a lavagem de dinheiro do tr√°fico de drogas, durou dois anos. Nesse período, a Polícia Federal apreendeu cerca de 50 toneladas de drogas desse grupo criminoso.

A PF informou que a opera√ß√£o é uma das maiores da história na apreens√£o de cocaína nos portos brasileiros, j√° que se trata de uma organiza√ß√£o criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.

Ainda conforme a PF, est√£o sendo sequestrados aproximadamente R$ 400 milh√Ķes em bens do narcotr√°fico, como aeronaves, imóveis e veículos de luxo.

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilion√°rios no Brasil e no exterior com uso de v√°rios laranjas e empresas fictícias, a fim de dar apar√™ncia lícita ao lucro do tr√°fico.

Arma encontrada em Rio Preto durante a opera√ß√£o Enterprise — Foto: Divulga√ß√£o
Arma encontrada em Rio Preto durante a opera√ß√£o Enterprise — Foto: Divulga√ß√£o


Fonte: G1

Comunicar erro
Bras

Coment√°rios